John Textor afirmou que a manipulação de resultados no futebol é uma realidade e ressaltou que a inteligência artificial pode ajudar a identificar casos de manipulação no futebol. O dono da SAF do Botafogo pediu que o Brasil confie na tecnologia para identificação de manipulação de jogos.
Eu vou financiar câmeras melhores em todos os estádios e com 1.100 dólares você pode ter 11 câmeras em torno do estádio para filmar tudo e eles podem produzir uma imagem volumétrica que pode ser capaz de identificar cada detalhe milimétrico que cada jogador pode produzir. E você pode ter VAR automático e você pode ter detecção automática de manipulação de resultados e isso por menos de 30 mil dólares. Com a tecnologia, além de perceber quem que fez o erro e identificar e investigar os candidatos, podemos corrigir isso, identificar isso e cada milissegundo ao longo de centenas desses jogos. - falou Textor.
CPI do Senado
O Senado instalou, no dia 10 de abril, a Comissão Parlamentar de Inquérito com o objetivo de investigar denúncias de fraude envolvendo jogadores, dirigentes esportivos e empresas de apostas.
O colegiado terá até 180 dias para concluir os trabalhos, com possibilidade de prorrogação por 90 dias. Ao término desse período, é elaborado um relatório com as conclusões da CPI, que pode ser enviado ao Ministério Público ou à Advocacia-Geral da União, a fim de que promovam a responsabilidade civil e criminal dos infratores ou adotem outras medidas legais.
Fonte: https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2024/04/22/senadores-apontam-indicios-de-manipulacao-no-futebol-brasileiro-em-relatorio-entregue-por-textor-veja-resumo-do-dia-da-cpi-do-senado.ghtml